domingo, 1 de janeiro de 2017

A Apresentação de Romeu Correia (quase para principiantes)


Por nós próprios desconhecermos quem foi Romeu Correia até Outubro de 1990, achamos que devemos fazer um muito ligeiro traço biográfico do escritor almadense.

Romeu Correia foi um grande apaixonado pela vida, pelo associativismo, pelo desporto, pelo teatro, pelo cinema, pelos livros e pela terra onde nasceu e sempre viveu.

Romeu teve a virtude de juntar a excelência da oratória à escrita, sendo reconhecido por todos os que tiveram a felicidade de privar com ele como um extraordinário contador de histórias, que não deixava ninguém indiferente. Romeu era capaz de transformar um acontecimento simples numa história apaixonante, graças ao seu enorme talento como comunicador.

Depois de ter alimentado o corpo com sucesso na juventude (foi campeão de atletismo e boxe amador...), sublimou o espírito, com a escrita de  dezenas de peças de teatro, contos, romances, ensaios e crónicas.

Felizmente viu reconhecido o seu talento como escritor ainda em vida (algo não muito normal no nosso país), especialmente como dramaturgo, sendo mesmo um dos autores nacionais mais representados nos palcos portugueses nos anos 1950, 60 e 70.

Ao longo do ano de 2017 iremos dar a conhecer todas estas facetas do Romeu (além de outras curiosidades que irão aparecer naturalmente…) e estamos certos de que todos os visitantes deste blogue ficarão a conhecer com alguma intimidade Romeu Correia, o Grande Escritor de Almada.

                                                                                     (Luís Milheiro)

2 comentários: