quinta-feira, 4 de maio de 2017

Um Ponto de Situação...


Este blogue nasceu com o objectivo de dar "uma segunda vida" a Romeu Correia, demasiado esquecido nos últimos anos, enquanto escritor e personagem pública do concelho de Almada. 
Fomos percebendo ao longo dos anos que não basta dar o nome do Romeu a coisas físicas (e nisso o Romeu foi um privilegiado, teve o nome de uma rua e de uma escola ainda em vida e assistiu a colocação da primeira pedra do Fórum Romeu Correia...), importante era que as suas peças de vez em quanto fossem representadas, numa Cidade que gosta de se afirmar como "Capital do Teatro", e que, também de vez em quanto, se reeditassem as suas obras mais emblemáticas.

Havia muitas expectativas em relação às comemorações (houve mesmo quem se antecipasse e começasse a organizar coisas em 2016...). Algumas saíram goradas, outras nem por isso. Nós também tínhamos uma ideia inicial, que fomos alterando com o tempo. Pensávamos que o Município deveria ter nomeado um comissário que depois escolheria a sua comissão do centenário. Mas rapidamente percebemos que isso iria ser muito complicado de gerir, por 2017 ser o ano em que iriam aparecer "Amigos do Romeu" em todas as esquinas (com muitos deles a apenas trocarem um ou outro bom dia ou boa tarde na rua e sem nunca ter lido nada do escritor almadense...).
E por isso entendemos e respeitamos a filosofia seguida. Depois da grande exposição (que pode ser vista até ao fim do ano no Museu da Cidade), da peça de teatro ("Bonecos de Luz"), esperamos pelo menos que a reedição de uma obra emblemática e a publicação de um dos seus inéditos (a peça "Tempos Difíceis" era boa ideia...), também esteja nos planos do Município.


Sabemos que se têm realizado algumas pequenas homenagens, organizadas por colectividades almadenses, aqui e ali. Não temos dado qualquer eco por não recebermos informação atempadamente e também por verificarmos que algumas sessões são demasiado informais, e outras apenas viradas para os seus associados (é o que vai acontecer na Academia Almadense no próximo sábado...).

Pela nossa parte, iremos continuar a divulgar tudo aquilo que possa contribuir para enaltecer a vida e obra do Romeu, pelos menos até ao final do ano, sem nunca substituirmos os nossos "ténis" habituais" por "sapatos de tacão alto"...

(Fotografias de Luís Eme - a duas fotografias que fazem parte da exposição, "Um Homem Chamado Romeu" (gosto mesmo deste título e também destas duas imagens...) e que devem pertencer à família.

2 comentários:

  1. Nunca li nada de Romeu Correia.
    Que livro me aconselha?

    Adelaide

    ResponderEliminar