quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Repertório Básico de Peças de Teatro


Em 1986 a Secretaria de Estado da Cultura, mais concretamente a Divisão Geral de Acção Cultural - Divisão de Teatro, editou o álbum, "Repertório Básico de Peças de Teatro" da autoria de Duarte Ivo Cruz.

Esta obra tinha como público alvo principal os grupos de teatro amador e funcionava quase como um guia (é descrito o autor, o género, a estrutura, o ambiente e época, as personagens, o enredo e a edição). 

Romeu Correia está representado com três peças ("Céu da Minha Rua" - 1955; "Amor de Perdição" - 1966; "As Quatro Estações" - 1981), num universo de 158 autores, nacionais e estrangeiros.

Numa primeira análise achámos pouco, mas depois de apreciarmos o livro de fio a pavio, percebemos que Romeu até tem o destaque merecido. Ou seja só há quatro autores que têm quatro peças mencionadas (Almeida Garrett, António Patrício, Bernardo Santareno e José Régio), surgindo Romeu num segundo grupo,  bem acompanhado de António José da Silva, António Pedro, Luís de Sttau Monteiro e Luis Francisco Rebelo, cada qual com a referência a três peças.

Sem comentários:

Enviar um comentário