quarta-feira, 7 de junho de 2017

Cultura e Desporto: O Desporto e as Letras


Após a Revolução de Abril a Direcção Geral dos Desportos apostou na massificação do desporto no nosso país, seguindo em parte os modelos das grandes potências europeias da época, as denominadas "Repúblicas Socialistas", da RDA à URSS.

Também se apostou na informação e comunicação. Uma das colecções memoráveis desses tempos foram os pequenos livrinhos da "Cultura e Desporto", que no seu número 23, "O Desporto e as Letras", como o título indica, publicou textos sobre desporto da autoria de escritores portugueses. 

O nosso Romeu Correia foi um dos oito autores escolhidos (os outros foram: Urbano Tavares Rodrigues; Ruben A.; Ruy Belo; Luís de Sttau Monteiro; Manuel da Fonseca; Artur Portela Filho, Baptista-Bastos e Antunes da Silva), que publicou três pequenos textos. No primeiro conta a sua história e dos atletas do seu tempo. No segundo conta o episódio real, da corrida entre Francisco Bastos - ao tempo o melhor meio fundista português (recordista nacional dos 400 aos 2000 metros) e o cavalo do Raul "Leiteiro", ganha pelo excelente atleta almadense. No terceiro conta um dos muitos episódios ocorridos durante os treinos dele e da esposa, Almerinda Correia, também ela campeã de atletismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário