quinta-feira, 22 de junho de 2017

Passado e Presente do Movimento Associativo


"Passado e presente do Movimento Associativo - breve reflexão sobre a sua existência antes e depois de Abril", é um pequeno ensaio de Romeu Correia, que a C.M. Almada decidiu publicar num pequeno opúsculo (tinha sido publicado inicialmente na revista "Vértice", no número especial sobre a comemoração do 10.º aniversário do 25 de Abril de 1974).

Nesta pequena obra Romeu tenta fazer o retrato do movimento associativo, do século XIX até aos anos oitenta do século XX.

Um dos aspectos que o escritor almadense releva depois de Abril é a participação da Mulher neste mesmo associativismo, que transcrevemos com todo o gosto: 
«Os anos passaram e nas vizinhanças do 25 de Abril de 1974 algo se modificou no panorama associativo. Havia como que um pressentimento da Libertação. E talvez a nota mais curiosa tivesse partido do naipe feminino, que a pouco e pouco começou a evidenciar-se e a participar activamente no movimento associativo. A música e o desporto foram as modalidades em que a sua presença se fez mais notada. Voltando costas a velhos preconceitos, aprendem solfejo, fardam-se e alinham com os rapazes, marchando com eles lado a lado. Hoje as filarmónicas de norte a sul de Portugal contam com grande número de mulheres. Uma inovação que trinta anos antes nenhum de nós poderia profetizar.»

Sem comentários:

Enviar um comentário