terça-feira, 20 de junho de 2017

Romeu Correia e a História de Almada


"Homens e Mulheres Vinculados às Terras de Almada (nas Artes, nas Letras e nas Ciências)", da autoria de Romeu Correia, continua a ser uma obra de referência para todos os estudiosos da História do Concelho de Almada.

Editada em 1978 pelo Município de Almada é uma das obras biográficas mais completas sobre os grandes almadenses, que se destacaram nas Artes, nas Letras e nas Ciências ao longo da história (tem biografias desde o século XVI até ao século XX).

Romeu Correia durante toda a sua vida foi recolhendo elementos sobre Almada, que acabariam por ser muito úteis para a realização deste livro ímpar. Contou também com o apoio de vários documentos e apontamentos que herdara do seu tio, José Carlos de Melo, grande associativista publicista e apaixonado pela história de Almada.

Embora muito boa gente ache que Romeu não foi apenas um escritor de Almada, mas sim do País e até do Mundo, ele nunca se cansou de dizer que só escrevia sobre o que conhecia... E é também por isso que encontramos vestígios dos lugares da sua meninice em tantas obras, sejam elas de ficção ou de teatro.

1 comentário:

  1. Não conhecia o blogue, descobri-o por acaso. Honra a memória de Romeu Correia.

    Rui Marques

    ResponderEliminar