quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A Aposta de Romeu como Lançador do Peso


Os resultados positivos nos lançamentos, especialmente no lançamento do peso, fizeram com que Romeu Correia ainda junior se "especializasse", pois a sua técnica acabava por disfarçar a falta de envergadura física (era demasiado baixo, para alcançar grandes resultados...).

Mas vamos lá aos excelentes resultados que obteve:
A 28 de Maio de 1936 participou no Campeonato de Principiantes, nas Salésias, com a camisola do C.F. "Os Belenenses" e venceu a prova do peso, com a marca de 13, 51 metros.
No mês seguinte participou nos Campeonatos Nacionais de Juniores e voltou a vencer a competição do peso, com a marca de 13, 46 metros.
Foi uma alegria imensa para o Romeu sagrar-se Campeão Nacional de juniores de peso. O clube do Restelo também reconheceu o seu valor e atribuiu-lhe o "Diploma de Sócio de Mérito".
No ano seguinte voltou a brilhar nos Campeonatos das Escolas Secundárias, desta vez em representação da Fonseca Benevides.
Venceu as provas do peso e do peso somado, ambas com recordes escolares, na primeira alcançou a marca de 14,52 metros e na segunda 25,73 metros (nesta última prova acrescentou seis metros ao anterior recorde de 19,68 metros).
Nesta época ainda participou nos Campeonatos Regionais do Sul de seniores, onde ficou em segundo lugar e nos Campeonatos Nacionais de seniores onde alcançou o terceiro posto, em representação do C.F. "Os Belenenses".
Na época seguinte os atletas de Almada resolveram vir para o União Almadense, com o Romeu a alcançar os mesmos resultados nos Campeonatos do Sul e Nacionais (segundo e terceiro).
Em 1940 ingressa no Sporting CP, sagrando-se Campeão Regional de Lisboa de peso, mas nos Campeonatos Nacionais voltou a ser segundo...

Ainda competiu ao mais alto nível até 1942, sempre com a camisola do Sporting. Depois continuou a competir até 1946, mas apenas nos campeonatos corporativos em representação do BNU, a sua entidade patronal.

(Fotografia de autor desconhecido)

Sem comentários:

Enviar um comentário