quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Romeu Recordista Nacional de Atletismo


A 17 de Abril de 1938 a equipa do União Sport Clube Almadense, formada por Francisco Bastos, António Calado, Romeu Correia e Ramiro Ferrão, surpreende tudo e todos, ao vencer a Estafeta Olímpica (800 x 400 x 200 x 100), nas provas de atletismo do programa das Festas do 34.º Aniversário do Sport Lisboa e Benfica. 

Mas além de vencerem as equipas do Benfica e do Belenenses, os atletas almadenses ainda conseguiram bater o Recorde Nacional da Estafeta Olímpica.

Claro que esta proeza ficou a dever-se sobretudo a Francisco Bastos e António Calado, que eram na época os melhores portuguesas nas provas de 400 e 800 metros. O avanço que conquistaram nos dois primeiros percursos foram suficientes para que Romeu e Ramiro mantivessem o primeiro lugar...

Há ainda uma outra curiosidade, Romeu não fazia habitualmente parte da estafeta, mas como Francisco Avelar por qualquer motivo não pode estar presente... acabou por ser muito bem substituído por Romeu, que se tornou desta forma, Recordista Nacional, de uma das estafetas das provas de Atletismo.

(Fotografia de autor desconhecido - Romeu está "careca" porque estava a fazer a recruta...)

Sem comentários:

Enviar um comentário